terça-feira, 27 de novembro de 2012

Greenpeace: ZARA pode fazer moda sem poluir

Como sou apaixonada por moda e meio ambiente não pude deixar de compartilhar a campanha que o Greenpeace está fazendo. Acho super importante a iniciativa e torço muito para que dê certo.

A Zara pode fazer moda sem poluir

Você compra roupas na Zara? Se sim, saiba que as suas roupas contêm perigosas substâncias químicas.
A Zara é, hoje, a maior marca no mundo da moda. Mesmo se você não comprar roupas lá, as substâncias químicas liberadas pelas centenas de fornecedores da Zara e pelas milhões de roupas produzidas podem ser encontradas no ambiente e te afetar.
Nós testamos roupas da Zara no começo do ano e encontramos produtos químicos que são conhecidos por se fracionar quando entram em contato com a água e formar substâncias que alteram a forma como os hormônios naturais atuam no corpo humano. Também encontramos traços de susbtâncias cancerígenas que são liberadas a partir de corantes. A Zara precisa limpar sua produção e se desintoxicar.
Assine a petição para que a Zara pare de poluir.
Nós não podemos limpar as fábricas, os rios e a indústria têxtil sem ela. Estou te escrevendo sobre o segredo sujo da Zara porque para convencê-la a mudar precisamos que todos nós trabalhemos juntos ao redor do mundo.



Chega de vítimas da moda

Produtos químicos perigosos foram encontrados em certos itens de vestuário da ZARA. Alguns desses químicos se modificam no meio ambiente e formam substâncias que interferem na maneira como os hormônios naturais atuam no corpo humano.Muitas vezes esses produtos são lançados em cursos d'água em todo o mundo. Vestígios de substâncias cancerígenas que são liberadas a partir de corantes também foram identificados nas amostras.
Acreditamos que a moda não precisa poluir. Grandes marcas como H&M e Marks and Spencer já se comprometeram a limpar suas cadeias de fornecimento e a se desintoxicar. Mas até agora a ZARA, a maior varejista do mundo, permanece em silêncio.

Mais sobre a campanha

A campanha Detox do Greenpeace quer parar a contaminação e a poluição de cursos d'água com produtos químicos perigosos, incluindo aqueles que permanecem no ambiente e que alteram o funcionamento dos hormônios no corpo humano. Lançada em 2011, a campanha Detox expôs a relação entre fábricas têxteis que contaminam a água e muitas das maiores marcas de roupa do mundo.
Como resposta à pressão dos consumidores, parceiros e de fashionistas, Nike, Adidas, Puma, H&M, Marks & Spencer, C&A e Li-Ning se empenharam em se desintoxicar.
Outras grandes marcas ainda precisam responder urgentemente ao desafio de se desintoxicarem, inclusive a ZARA, a maior varejista do mundo da moda. Seu tamanho, poder e influência fazem com que eles sejam cruciais para a desintoxicação do mundo da moda. Nós testamos roupas dessas marcas e encontramos vestígios de produtos químicos perigosos, incluindo substâncias cancerígenas provenientes de corantes. A ZARA claramente é parte do problema.
No entanto, ao trabalhar com seus fornecedores e ao mudar para alternativas não-perigosas, a ZARA pode se tornar parte da solução.

Eu já estou participando, e você? Ajude o Greenpeace a lutar por um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário